22.3.06

Proverbial

"É melhor ser amigo do dono da porcada do que dos porcos"

Mais uma pérola da sabedoria popular. Esta eu ouvi pessoalmente, como participante de um diálogo, saída da boca de uma "assistida" (sinônimo de "cliente" no meu caso), aliás cega, o que parece reforçar sua aura de sabedoria.

Aliás, sobre o assunto, descobri um site em que alguém se deu ao trabalho de reunir provérbios. O curioso é que lá estão alguns provérbios portugueses. A maioria, como o curioso leitora poderá ver, são marcados até por certa inocência, típica de diversas manifestações do povo português (no qual, como descedente, me incluo).
Um me chamou atenção, a princípio, por parecer justamente o contrário. Ei-lo:
"Enquanto o pau vai e vem, a gente folga as costas".
Eu logo pensei: "Genial!!"
Mas olhando melhor vi que o provérbio não tem qualquer conotação sexual, como todo mundo pensa de primeira. Pensemos bem: ele se refere ao intervalo de alívio existente entre uma paulada e outra, tomada no sentido de agressão propriamente dita.
São mesmo inocentes esses provérbios lusitanos.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]