25.10.05

Verdades...

Ando lendo “A milésima segunda noite”, de Fausto Wolff, um livro que, por meio de pequenos textos, frases, crônicas, pensamentos, desabafos, etc., no total de 1001 "noites", lança luz sobre a história da humanidade, abordando, como diz o próprio autor, "a estupidez humana e o esforço do homem para deixar (ou não) de ser estúpido", ou "um texto muito mais up-to-date que a Bíblia, pois é, pelo menos, cinco mil anos mais atual e certamente mais bem-humorado".
Com o tempo vou contando por aqui o que for achando interessante. Hoje me anima contar um estorinha bem linda, até porque verdadeira. Pra MV já contei né MV (beijo!). Ei-la, tal como consta do livro:
“Quando estive em Tóquio, vi numa estação ferroviária afastada do Centro a estátua de um cãozinho. Foi quando compreendi que os cães podem não saber o que é a morte mas cultivam a lealdade como ninguém. Hachi era o nome do bicho, e todos os dias acompanhava seu dono, de casa até a estação. Depois de vê-lo embarcar no trem, voltava para casa. Às cinco da tarde em ponto estava na estação à espera do dono e retornava para casa com ele. Isso já vinha acontecendo há quase dois anos. Certa tarde de 1925, Hachi estava na estação mas o dono não desceu do trem. Hachi voltou para casa sozinho e ninguém conseguiu fazê-lo entender que Toshiro, o dono, havia morrido no Centro. Durante dez anos – o resto da sua vida –, Hachi foi à estação esperar por Toshiro às cinco da tarde. Creio que só entenderemos a nós mesmos e ao Universo no dia em que aprendermos a falar com os cães. Por outro lado, melhor não. Poderíamos trasmitir-lhes nossos defeitos”.
A moral que tirei da estória me parece bem singela: Taí mais uma comprovação de quão despropositada e absurda é a constante comparação, pelo funk-pancadão-carioca (Salve Deize Tigrona anyway), da figura da mulher com a das cachorras.
Vá-lá, eu confesso que adoro as duas. Mas que só a "Lígia" (a daschund preta que pertence à minha mãe, por mim assim batizada) me olha com cara de apaixonada, faça sol ou chuva, frio ou calor, isso lá é verdade vai! Ou será que é assim porque ela foi castrada e não tem TPM! Aí já não sei...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]